Pular para o conteúdo principal

SEMUS abre programação da Semana Mundial da Saúde em Miranda do Norte


Ação realizada na UBS - Unidade Básica de Saúde - SANTA CRUZ I, nesta segunda-feira (16), abriu oficialmente a programação da Semana Mundial da Saúde em Miranda do Norte. Organizadores do evento avaliam como extremamente positiva a participação popular.

Na terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um dia de atividades laborais para grupos de trabalhadores da SEMUS, Secretaria da Mulher e CAPS I. A atividade realizada por Equipe de Profissionais do NASF, faz parte das  comemorações da SEMANA MUNDIAL DA SAÚDE. 

Conforme a coordenação do evento, a promoção da saúde como valorização da qualidade de vida é fundamental, e deve ser estendida a todos os servidores da rede pública.

A programação prossegue durante toda a semana com diversas atividades como: Palestras sobre qualidade de vida, consultas de enfermagem, consultas médicas, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, além de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. As ações acontecem nas UBS Unidades Básicas de Saúde, obedecendo cronograma já divulgado. VEJA AQUI 

Com base na máxima da Organização Mundial da Saúde (OMS), que define saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas na ausência de enfermidade". ou seja que uma pessoa saudável não é apenas aquela que não apresenta doença, mas sim, aquela que está bem consigo mesma e também apresenta uma boa relação com a sociedade, a Prefeitura de Miranda do Norte através da SEMUS - Secretaria Municipal de Saúde sempre desenvolve campanhas educativas com base na abordagem dos temas sugeridos, priorizado sempre a prevenção das doenças. Orientando como evitá-las, e se acometidos, como tratá-las, e se possível, como curá-las.

Vale ressaltar um diferencial que sem dúvida é o mais importante. São nesses espaços abertos onde são ministradas, palestras expositivas, rodas de conversa, diálogo médico/paciente, assim como são realizadas dinâmicas, exames de rotina e outras atividades preventivas, que são garantidos e assegurados a saúde da população, quando conhecimentos e esclarecimentos são transmitidos, absorvidos e colocados em prática no dia a dia pelas pessoas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miranda do Norte participa do Encontro de Gestoras de Políticas Públicas Municipais para as Mulheres

- Encerramento com a presença da Deputada Valeria Macedo, Procuradora da Mulher na Assembléia Legislativa -  A Secretária Municipal da Mulher, Nathaliane Aguiar e a coordenadora municipal, Milka Amorim participaram nos dias 14 e 15 de fevereiro,  no auditório do Convento das Mercês em São Luís,  do Encontro de Planejamento Estratégico para Organismos de Políticas Públicas para Mulheres do Estado do Maranhão.

Maranhense de Matões do Norte é morta a facadas em Campinas SP

Uma maranhense de 36 anos foi assassinada a facadas  na cidade paulista de Campinas. A mulher é natural de Cantanhede e seus pais moram em Matões do Norte onde o corpo deve ser sepultado. A vitima morava há  cerca de seis anos em Campinas (SP). Edna Maria da Silva de Sousa, foi morta  na tarde de quinta-feira (23),   dentro de  um ônibus da linha 197 (Jardim Marisa), em Campinas (SP), e teve o corpo abandonado  na altura do Km 86 da Rodovia Engenheiro Miguel Melhado Campos (SP-324). Edna foi atingida   com cerca de 14 facadas no tórax e nas costas.   O corpo da vitima foi encontrado graças a uma testemunha que viu o veículo fazendo o retorno e abandonando corpo no local. Após a denuncia, policiais foram até o local onde encontraram a vitima ainda com vida, socorrida ela não resistiu e morreu antes de chegar ao hospital. O ônibus onde ocorreu o crime foi localizado pela policia na garagem da empresa.  O principal suspeito de assassinar Edna Maria é o motorista do ônibus,  e

COVID-19: Miranda do Norte flexibiliza regras de funcionamento das atividades econômicas

Estabelecimentos comerciais que ofertam serviços considerados não essenciais no município de Miranda do Norte podem retornar suas atividades, a partir desta quinta-feira (16), restaurantes e lanchonetes também voltam a atender o público.  A medida de flexibilização das regras de funcionamento das atividades econômicas no município foram anunciadas nesta quinta-feira (16), através do Decreto 017/2020 GP, publicado na edição 649 do Diário Oficial do Município. ACESSE AQUI O Decreto 017/2020 O Decreto condiciona o funcionamento destes estabelecimentos ao cumprimento de regras e requisitos previamente estabelecidas e que devem ser seguidas a risca sob pena do fechamento compulsório do estabelecimento. Vale destacar a obrigatoriedade do uso massivo de máscaras, de qualquer espécie, inclusive de pano (tecido), confeccionada manualmente, como medida preventiva de evitar a transmissão comunitária da COVID-19. Para ter acesso aos estabelecimentos considerados como essenciais