Pular para o conteúdo principal

Deflagrada segunda etapa do Setembro Amarelo em Miranda do Norte

A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental!

Criado em 2015 no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio que visa envolver escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral no debate sobre o tema. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. 

Com o objetivo de quebrar tabus, compartilhar informações, esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade, - Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes. - a Secretaria Municipal de Saúde de Miranda do Norte - SEMUS - intensifica ações do Setembro Amarelo em todo o município. 

Na última terça-feira (17), a SEMUS iniciou nas unidades de ensino da rede pública municipal através do Programa de Saúde na Escola - PSE a segunda fase da Campanha Setembro Amarelo. O objetivo é estimular crianças, adolescentes e jovens a compartilharem momentos com familiares e amigos, incentivar a valorização da conversa e do bate papo, fortalecendo a importância do diálogo pessoal, desmistificando assim a vida virtual.

A iniciativa busca ainda despertar para a necessidade de ficar atento aos sintomas da depressão e de buscar ajuda imediatamente. A Organização Mundial da Saúde - OMS, define a depressão como um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente e pela perda de interesse em atividades normalmente prazerosas, afirmando ainda que entre os maiores obstáculos para o tratamento está o estigma social associado aos transtornos mentais. Esse fator pode contribuir para formas graves da depressão, como risco de morte. 

Desenvolvida com a colaboração das competentes  equipes multiprofissionais das UBS's, CAPS I, NASF, além de outros importantes setores e instituições parceiras, a Campanha Setembro Amarelo em Miranda do Norte vem alcançado excelentes resultados e uma grande receptividade popular.  


A primeira fase da Campanha foi concluída  com eventos no Povoado Campestre e na Unidade Básica de Saúde- BAIRRO NOVO II. Voltada para a comunidade em geral, esta etapa foi marcada por reuniões intersetoriais para mobilização e fortalecimento de vínculos, entrevista em rádio comunitária, oficinas de valorização da vida com usuários intensivos, dinâmicas em grupo, orientações em sala de espera com abordagem sobre fatores de risco e prevenção ao suicídio, panfletagem e colagem de cartazes nas comunidades, palestras nas unidades básicas de saúde e rodas de conversa sobre os fatores que levam ao suicídio.

Atividades desenvolvidas pela SEMUS - Secretaria Municipal de Saúde de Miranda do Norte através do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS I, com profissionais enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, educador físico, assim como outras equipes multiprofissionais das UBS's e do Núcleo de Atenção à Saúde da Família - NASF, durante esta 1ª Fase da Campanha SETEMBRO AMARELO. Seguindo agora a 2ª etapa que será realizada nas escolas da rede pública de ensino pactuadas no Programa de Saúde na Escola - PSE.

A SEMUS agradece a comunidade pela adesão maciça ao Setembro Amarelo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decepcionados com o governo, Paulinho Dourado e Romário Cigano embarcam na oposição - VÍDEO -

Aliados de primeira hora do governo Eduardo Belfort e tidos como influentes militantes do grupo político liderado pelo deputado federal Junior Lourenço, os vereadores Paulinho Dourado e Romário Cigano desembarcam da nau governista. 

Ao anunciar a decisão durante sessão da Câmara Municipal na última sexta-feira (20), os edis justificaram a mudança de rumo e elencaram alguns fatos que os motivaram a deixar a base governista depois de dois anos e meio atuando como aliados.

Romário e Paulinho a exemplo da vereadora Cristiane Chuva e do atual presidente da casa, vereador Eduardo Rocha que também integravam a base de apoio governista e hoje estão no campo da oposição, passam a compor  grupo oposicionista, agora com cinco integrantes no executivo municipal.
Reflexo do momento político local, a mudança na composição da Câmara Municipal de Miranda do Norte precisa ser avaliada pelos diversos grupos políticos e entendida como uma reacomodação de forças com vista as eleições municipais de 2020.
No…

Dupla é presa em flagrante por porte e tráfico de drogas em Miranda do Norte

Durante abordagem de rotina a locais suspeitos de funcionar como ponto de venda de drogas em Miranda do Norte, uma guarnição da 2ª CIA de Polícia de Militar prendeu dois indivíduos em flagrante por posse de drogas com características de tráfico.


José Eleilton Santos Silva e Denilson Pereira da Silva foram presos em flagrante, na rua do Triângulo,depois que polícias militares ao revistaram a dupla e encontraram em seu poder oito porções de uma substância análoga a crack além de outras três porções de substância análoga a cocaína, o que segundo o comandante da operação policial caracteriza posse de drogas com características de tráfico.
Ao receber voz de prisão a dupla resistiu, sendo necessário o uso da força para imobilizar e conduzir os detidos para a Delegacia de Polícia, onde foram apresentados com escoriações devido resistência a prisão.

Edital de concurso público divulgado nesta sexta (6), oferece 250 vagas para Prefeitura de Arari

Divulgado nesta sexta-feira (06), o edital do concurso público para o preenchimento de vagas do Quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Arari. O município oferece ao todo 250 vagas para diversas funções com grau de escolaridade fundamental, médio e superior.
As inscrições podem ser feitas nos endereços: www.fsadu.org.br e www.sousandrade.org.bra partir das 10h da manhã de 23 de setembro de 2019 até às 18h de 03 de outubro de 2019.
Todas as informações sobre o certame que está sob a responsabilidade da Fundação Sousândrade podem ser obtidas aqui: Edital Concurso Público Prefeitura de Arari .