terça-feira, 11 de maio de 2021

Câmara de Vereadores de Miranda do Norte apela à SES por mais doses de vacinas contra a covid-19 para o município

Certo de que o papel do vereador e mediar e aprofundar o diálogo entre sociedade e poder público, levar os anseios e reivindicações populares às esferas competentes e buscar soluções para as demandas dos diversos segmentos e estratos sociais, o vereador Junior Pereira (PSC) mesmo antes de assumir o mandato popular já atuava em defesa dos interesses do povo, com foco nos temas relativos ao combate à pandemia de covid-19, buscando meios para minimizar os efeitos da doença entre os mirandenses.


Como parte desta linha de atuação, nesta segunda (10), Junior Pereira em companhia da vice-presidente da Câmara Municipal de Miranda do Norte, Ione e do vereador Daniel do Guarani, membro da comissão de saúde; reuniu-se com o secretário adjunto de Estado da Saúde, Tiago Fernandes e a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Costa Pereira. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula não compareceu ao encontro por conta de um compromisso de última hora em sua agenda.

Na pauta, temas como o quantitativo de doses de vacina contra a covid-19 enviadas para Miranda do Norte, a reivindicação de um olhar diferenciado da SES para o município, por conta do crescimento do número de casos da doença na cidade. Além de questionamentos sobre um suposto favorecimento a municípios vizinhos que recebem mais imunizantes contra a covid-19 que Miranda do Norte. Vale destacar que Miranda do Norte transfere em média, todos os dias, quatro pacientes com covid-19 para São Luís.

Tiago Fernandes destacou que o governo do Estado segue o Plano de Vacinação do Ministério da Saúde e que já tem um cronograma a ser cumprido. “A questão de uma cidade receber mais doses que outra, se trata da demanda da população prioritária de cada cidade ser diferente, que uma cidade tem a população mais idosa que outras. Nenhum município está sendo beneficiado mais que outro. As doses são recebidas na SES com distribuição pré-definida pelo Ministério da Saúde, tudo baseado no último censo IBGE em relação à população de idosos.” enfatiza Fernandes.

Sobre o pedido feito por Júnior Pereira sobre um aumento na quantidade de doses de vacina destinadas ao nosso município por conta do momento difícil que Miranda do Norte atravessa, Tayara Costa declarou que os município recebem novas remessas vacinas, a medida que as vacinas recebidas são aplicadas e tem os dados lançados no sistema ( https://qsprod.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19Vacina/DEMAS_C19Vacina.html ). O governador baixou um decreto determinando que um município só receberá novas doses quando atingir o percentual de 75% das doses enviadas já aplicadas. O objetivo da lei é incentivar e acelerar o processo de vacinação. Vale destacar que Miranda do Norte tem índices de aplicação superiores a 80%.

Conforme a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças , até quarta-feira (12), Miranda do Norte receberá mais 210 doses, sendo 80 delas destinadas aos profissionais da educação. A decisão é resultado da atuação dos vereadores junto à SES.

Por fim Júnior Pereira lamentou as 30 vidas perdidas para a covid-19, 14 destas só este ano. “Em especial a perda da minha grande amiga Jaira. É preciso levar a sério os decretos e todas as medidas de prevenção, pois a situação é gravíssima. Cada mirandense precisa fazer a sua parte, os jovens devem conscientizar seus familiares mais velhos sobre a importância de tomar a vacina. A doença é invisível mas real e letal, temos que nos unir para vencê-lo” conclui o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suspeito de tomar motocicleta de assalto morre em confronto com a polícia em Miranda do Norte

Na manhã desta segunda-feira (05), policiais militares da 2ª CIA 23º BPM Miranda do Norte receberam denuncia que um veículo de passeio teria...