quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Miranda do Norte confirma início da atuação do IFMA no município



Termo de parceria assinado na manhã da última terça-feira(16), entre o IFMA e a Prefeitura de Miranda do Norte, assegura a implantação do Curso Técnico em Agropecuária no município.


A oficialização dessa parceria é uma boa notícia para os jovens de Miranda do Norte que passam a contar a partir de então com a garantia de uma formação profissional qualificada, gratuita e sem precisar sair de sua cidade, ainda por cima com a estrutura IFMA.

Esse é apenas o primeiro de tantos outros cursos que devem chegar à cidade nos próximos três anos, é o que garantiram a prefeita do município, Angelica Bonfim e a professora Rosa Lemos, secretária de educação de Miranda do Norte.

A oficialização da parceria, que contou com a presença do diretor geral do Campus Maracanã, Jeovani Machado Rodrigues; da prefeita, Angélica Bonfim e da secretária de educação de Miranda do Norte, Rosa Lemos, aconteceu no Campus Maracanã.




O curso técnico em Agropecuária abrange disciplinas relacionadas às áreas de Agricultura, Agronegócio, Agroindústria e Zootecnia. Tem como principal objetivo formar profissionais capazes de desenvolver atividades de produção, extensão e pesquisa científica, atuando de forma ética e cidadã, tendo como foco os arranjos produtivos locais, regionais e nacionais, indústria, agricultura familiar, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social, cultural e educacional do país.

O profissional egresso do curso técnico em Agropecuária Integrada ao Ensino Médio deve ser capaz de conhecer e aplicar formas de desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente e entendendo a sociedade como uma construção humana dotada de tempo, espaço e história, além de ter senso crítico e ser capaz de compreender os fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, impulsionando o desenvolvimento sócio-econômico da região, integrando a formação técnica à cidadania.

Como habilidades fundamentais, deverá ser capaz de trabalhar em equipe, ter boa capacidade de raciocínio, de pesquisa, de busca de informações, que seja capaz de aprender a aprender, aprender a conhecer, aprender a ser e aprender a conviver, sendo consciente do seu papel como pessoa humana, com uma boa formação ética e um senso crítico apurado.

O profissional egresso ainda:

Maneja, de forma sustentável, a fertilidade do solo e os recursos naturais;

Planeja e executa projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água;

Seleciona, produz e aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas);

Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água;

Realiza atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio;

Realiza colheita e pós-colheita;

Realiza trabalhos na área agroindustrial;

Opera máquinas e equipamentos;

Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade);

Comercializa animais;

Desenvolve atividade de gestão rural;

Observa a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho;

Projeta instalações rurais;

Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas;

Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais;

Planeja e efetua atividades de tratos culturais.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Atua como autônomo ou na iniciativa privada, trabalhando no incremento da produção familiar local, assessorando projetos agropecuários e agroindustriais, na comercialização de produtos, em órgãos públicos ligados ao setor primário e em organizações não governamentais (ONGs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suspeito de tomar motocicleta de assalto morre em confronto com a polícia em Miranda do Norte

Na manhã desta segunda-feira (05), policiais militares da 2ª CIA 23º BPM Miranda do Norte receberam denuncia que um veículo de passeio teria...